O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), no âmbito da Associação Iscte - Conhecimento e Inovação, abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Estudante de Doutoramento no âmbito do projeto KWI_SIRUK - Conhecer, acolher, incluir: inclusão sócio-escolar de crianças e jovens refugiados da Ucrânia, projeto com n.º 2023.17383.ICDT cujo financiamento foi aprovado pela FCT, I.P., nas seguintes condições:
ÁREA CIENTÍFICA
Ciências Sociais
FONTE DE FINANCIAMENTO
Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos 2023
REQUISITOS DE ADMISSÃO
Os/As candidatos/as devem ser mestres nas áreas da Sociologia ou Psicologia Social e estarem inscritos em cursos de doutoramento nessas áreas (conforme Artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Reg. n.º 950/2019).
FATORES PREFERENCIAIS
a) Experiência comprovada ao nível da utilização do software SPSS;
b) Experiência comprovada ao nível da análise de dados e redação de relatórios de carácter estatístico;
c) Experiência na supervisão e aplicação de inquéritos por questionário;
d) Experiência comprovada ao nível da utilização do software MAXQDA;
e) Experiência na realização de entrevistas e de trabalho etnográfico;
f) Experiência na gestão administrativa de projetos de investigação e de redes sociais de projetos;
g) Interesse em realizar doutoramento e/ou trabalho de investigação na área temática do projeto;
h) Domínio das línguas portuguesa e inglesa.
DURAÇÃO DA BOLSA
bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em março de 2026, renovável até ao limite máximo do financiamento aprovado ou até ao limite máximo de duração desta tipologia de bolsa (aquele que ocorrer primeiro), não podendo em caso algum ultrapassar os limites dos n.ºs 3 e 6 do artigo 7.º do Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.).
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
O concurso encontra-se aberto no período de 06 a 19 de fevereiro de 2026 e só serão admitidas as candidaturas submetidas dentro do prazo.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, no portal de recrutamento do Iscte (https://recrutamento.conhecimentoinovacao.iscte-iul.pt/jobs/24) e através da submissão dos seguintes documentos:
i) Curriculum Vitae pormenorizado;
ii) Cópia do certificado de habilitações dos graus de licenciatura e mestrado com as unidades curriculares discriminadas;
iii) Comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau de Doutor ou, em alternativa, declaração sob compromisso de honra em como estará em condições de apresentar este documento à data da assinatura do contrato.
iv) Outros documentos comprovativos considerados relevantes, incluindo carta(s) de recomendação e certificados de participação em formações/cursos de análise qualitativa ou quantitativa (SPSS, MAXQDA), assim como, em projetos de investigação e/ou intervenção, estágios; tese de mestrado, trabalhos ou publicações já realizadas, etc.
v) Documento comprovativo de domínio da língua portuguesa, no caso de o candidato não ter o Português como primeira língua / Documento comprovativo de domínio da língua inglesa, no caso de o candidato não ter o Inglês como primeira língua. Em alternativa, declaração de honra do candidato.
Candidaturas enviadas através de outro meio não serão consideradas.