"Conhecer, Mapear, Incluir: População Roma/Cigana em Portugal" é o nome do novo projeto de investigação que inicia em Outubro de 2024 e que visa preencher as lacunas sobre as condições de vida da comunidade cigana no país. Este estudo resulta de uma parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e o CIES-Iscte.
O estudo, lançado dez anos após o único levantamento realizado, em 2014 (realizado pelo CIES-Iscte e Universidade Aberta)* é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com o Conselho Económico e Social e com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P.
Co-coordenado por Maria Manuela Mendes, investigadora no CIES, o projeto pretende mapear áreas estratégicas como saúde, educação e habitação, integrando métodos quantitativos e qualitativos, além de promover a inclusão ativa das pessoas ciganas no processo de produção de conhecimento. O objetivo é fomentar a participação das pessoas ciganas nestes processos e fornecer dados que orientem políticas públicas mais eficazes para combater desigualdades e a discriminação histórica e estrutural que afetam a população cigana em contexto nacional.
*Consulte o Estudo Nacional sobre as comunidades ciganas
Outras menções ao projeto
→ Portugal vai ter novo estudo sobre comunidades ciganas 10 anos depois (RTP Notícias)