Maria Manuela Mendes é co-coordenadora do novo estudo nacional sobre a comunidade cigana

"Conhecer, Mapear, Incluir: População Roma/Cigana em Portugal" é o nome do novo projeto de investigação que inicia em Outubro de 2024 e que visa preencher as lacunas sobre as condições de vida da comunidade cigana no país. Este estudo resulta de uma parceria entre o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e o CIES-Iscte.

O estudo, lançado dez anos após o único levantamento realizado, em 2014 (realizado pelo CIES-Iscte e Universidade Aberta)* é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com o Conselho Económico e Social e com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P.


Co-coordenado por Maria Manuela Mendes, investigadora no CIES, o projeto pretende mapear áreas estratégicas como saúde, educação e habitação, integrando métodos quantitativos e qualitativos, além de promover a inclusão ativa das pessoas ciganas no processo de produção de conhecimento. O objetivo é fomentar a participação das pessoas ciganas nestes processos e fornecer dados que orientem políticas públicas mais eficazes para combater desigualdades e a discriminação histórica e estrutural que afetam a população cigana em contexto nacional.

*Consulte o Estudo Nacional sobre as comunidades ciganas


Outras menções ao projeto

Portugal vai ter novo estudo sobre comunidades ciganas 10 anos depois (RTP Notícias)

Novo estudo sobre comunidade cigana vai avançar numa época em que o populismo acentua o discurso de ódio (Expresso)