O Observatório das Desigualdades lança um novo livro intitulado "Jovens e o Trabalho em Portugal: Desigualdades, (Des)proteção e Futuro", de Renato Miguel do Carmo (org.), Fátima Suleman, Inês Tavares, Ricardo Barradas e Rodrigo Vieira de Assis.
A sessão de apresentação do livro decorrerá no próximo dia 18 de setembro, a partir das 18h30, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha e contará com a presença de Alexandra Leitão, Deputada da Assembleia da República Portuguesa.
Apesar do enorme avanço que Portugal conheceu nas últimas cinco décadas, quer em termos de desenvolvimento económico, quer do contínuo crescimento e consolidação dos sistemas públicos de educação, de saúde e de segurança social, o mercado de trabalho atual continua a confrontar-se com debilidades estruturais que afetam as condições laborais e socioeconómicas de um conjunto alargado de trabalhadores, especialmente dos mais jovens.
Jovens e o Trabalho em Portugal: desigualdades, (des)proteção e futuro resulta de uma série de análises e reflexões em torno dos resultados de um inquérito à populção jovem realizado em parceria com o Observatório das Desigualdes e o Observatório do Emprego Jovem. A partir da exploração de uma amostra composta por mais de cinco mil inquiridos, abordam-se aqui as diferentes formas de inserção e de particpação dos jovens no mercado de trabalho, e as modalidades de proteção social no emprego a que recorrem ou acedem. Os resultados demonstram que os diferentes meios e origens sociais condicionam as aspirações e as oportunidades, e que a pertença a distintas categorias sociais representa um atributo não só gerador de diferenciação social, mas produtor de fortes níveis de desigualdade entre os jovens.
O presente livro avança com prioridades de atuação das políticas públicas, para que estas sejam cada vez mais eficazes na resposta aos desequilíbrios e às tendências identificadas.