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Escolas Alemãs no Exterior:
uma perspectiva intercultural de gestão?
APRESENTAÇÃO
Paulo de Carvalho Junior
Investigador Visitante CIES-Iscte
Doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
COMENTÁRIO
Anne Schippling
Investigadora Integrada CIES-Iscte
A presente pesquisa visa a investigar a gestão das Escolas Alemãs no Exterior, supervisionadas pela Agência Central para Escolas no Exterior (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen, ZfA), com especial atenção para as implicações do encontro intercultural entre gestores escolares alemães e nacionais, bem como para as lacunas entre as estruturas de governança previstas pelos órgãos alemães e os modelos praticados, de fato, nas escolas. Como parcerias público-privadas, tais escolas operam em um modelo que combina, simultaneamente, graus de autonomia e de interdependência entre órgãos estatais alemães e mantenedores privados das escolas em âmbito local.
O workshop consiste em uma breve introdução ao sistema educacional alemão no exterior e na apresentação de alguns resultados intermediários da pesquisa em curso, com destaque para a análise, através do método documentário de interpretação, de entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes instituições alemãs envolvidas com as Escolas Alemãs no Exterior. Busca-se, através desse processo, explorar até que ponto essas escolas apresentam um modelo de gestão peculiar e ainda pouco estudado em pesquisas internacionais, caracterizado por dualidade e hibridismo cultural.