Doutoramentos > Políticas de Administração e Gestão Escolar
APRESENTAÇÃO
Este doutoramento resulta ainda numa formação de continuidade do mestrado em Administração Escolar, a funcionar no Iscte desde 2011 e também noutras instituições de ensino superior, e constitui uma resposta ao prosseguimento de estudos nessa área de formação.
É um curso reconhecido para progressão na carreira dos docentes dos estabelecimentos públicos pela Direção-Geral da Administração Escolar.
Mensagem do Coordenador
“O Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar procura contribuir para a formação dos quadros altamente qualificados necessários ao desenvolvimento e implementação das políticas de educação, tanto na administração central, agrupamentos de escolas públicas e privadas, ou na administração local.”
O programa consiste em dois semestres de componente letiva e seis semestres para o desenvolvimento da tese com trabalho de investigação orientada.
O currículo do 1º ano terá uma orientação construída em torno dos problemas no quadro da administração e gestão das escolas e do sistema educativo, promovendo-se, em várias UC, espaços letivos seminariais de identificação de temas e objetos de pesquisa, ilustração de projetos nacionais e internacionais de investigação e diálogos com atores com intervenção em contextos concretos.
No 2º, 3º e 4º anos, prevê-se o desenvolvimento da Tese, que vai ser acompanhado de um Seminário de pesquisa em administração e gestão escolar e de um Ciclo internacional de conferências, que têm por objetivo complementar e apoiar o processo de investigação, contribuindo para o enquadramento científico e abertura de perspetivas analíticas no desenvolvimento de uma tese nesta área. O seu desenvolvimento terá como acolhimento científico o CIES-Iscte.
OBJETIVOS
- Formação.
Conhecidos que são os persistentes défices de qualificação da sociedade portuguesa e as dificuldades de alargamento de percursos de escolarização avançada e de sucesso, este Doutoramento propõe-se ser um contributo para a dotação de agentes altamente qualificados com capacidades de reflexão e atuação no sistema educativo, através dos instrumentos da administração e gestão. - Conhecimento.
Promover a pesquisa avançada e o debate sobre o sistema educativo, nas suas componentes teóricas, metodológicas e analíticas, em termos nacionais e internacionais. - Transferência para sociedade.
Acompanhar as agendas nacionais e internacionais na área da educação, procurando intervir na discussão das suas principais questões de forma fundamentada, nos seus referenciais teóricos e analíticos, contribuindo para o desenvolvimento do sistema educativo e a melhoria dos resultados das escolas.