Comunicação e Cultura

 

APRESENTAÇÃO

A investigação sobre os media centra-se no estudo da comunicação como um fenómeno social amplo, a partir da perspetiva sociológica que permite compreender os comportamentos humanos, as relações sociais e as estruturas societais influenciadas pela comunicação em rede. O trabalho é desenvolvido com um foco central de investigação na sociedade portuguesa, alargando o seu âmbito às sociedades europeias contemporâneas e às regiões lusófonas.

Numa perspetiva sociológica e com o foco central na sociedade portuguesa, a cultura é estudada no CIES em várias áreas interrelacionadas, políticas públicas, gestão e mediação, acesso, participação e públicos e trabalho criativo e cultural.

 

NÚMEROS
16

Investigadores
Integrados

24

Investigadores
Assistentes

29

Projetos
de Investigação

114

Publicações
Artigos, Capítulos e Livros

2018-2023 data

PALAVRAS CHAVE

Comunicação;

Media;

Arte e cultura;

Setores criativos e culturais.

 

EIXOS

O trabalho do grupo foca-se essencialmente:

  • Nos estudos de comunicação, com destaque para o jornalismo em rede e as suas práticas profissionais, as dinâmicas sociais da Internet na esfera da desinformação, assim como no estudo da cultura da mediação com especial enfoque na literacia para os media;
  • Nas artes e cultura, a colaboração com o Observatório Português das Atividades Culturais contribui para os debates na sociedade portuguesa e para moldar as políticas públicas do setor;
  • Fortalecer a internacionalização através de projetos de investigação e colaboração com redes parceiras, contribuindo para a consolidação do CIES enquanto centro líder em estudos sociológicos sobre Comunicação e Cultura.

 

ESTRUTURAS

SocioDigital Lab for Public Policy

Observatório Português das Atividades Culturais

MediaLab