- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Workshops de Investigação
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Fórum Pesquisas CIES
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Culturais
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- TALK - Arte e Cultura
- Calls
Esta sessão apresenta a missão da Fundação Portuguesa das Comunicações em que se enquadra o Museu das Comunicações como espaço de educação não formal que liga diversos públicos com o seu vasto património de comunicações postais e telecomunicações. As atividades do museu cruzam esse passado com o presente e o futuro, potenciando a fruição e literacia com o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da cidadania. O museu beneficia da centralidade de Lisboa e insere-se num bairro histórico em modernização acelerada com o qual estabelece relações. Nesse contexto, o museu adapta-se a novos desafios, e públicos, preservando a sua missão social, inclusiva e participativa.
Oradora: Cristina Weber é diretora do Museu das Comunicações, desde 2006, na Fundação Portuguesa das Comunicações, onde realiza projetos ligados à educação (multiculturalismo e globalização, identidade cultural e cidadania ativa, património cultural e inclusão social, literacia digital), incluindo a curadoria pedagógica de exposições e programação cultural para as escolas, adultos, famílias e público com necessidades especiais.
Comentário: José Luís Garcia é investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade.