Doutoramentos > Ciência Política
APRESENTAÇÃO
O Programa de Doutoramento em Ciência Política confere formação teórica e metodológica que permite aos doutorandos desenvolver pesquisas sobre temáticas atuais com resultados apropriáveis nos campos profissionais e de investigação.
O curso tem duas áreas de especialização, refletidas em todas as Unidades Curriculares e em termos de área temática da Tese: Ciência Política e Relações Internacionais.
Mensagem do Coordenador
“O estudo comparado das inter-relações entre as sociedades e os sistemas políticos, bem como das inter-relações entre os diferentes Estados, é fundamental não apenas para compreender, mas também para transformar o mundo contemporâneo.”
Esta formação, que tem a duração de 4 anos letivos, aliada aos acordos estabelecidos com diversas entidades, públicas e privadas, para a realização de estágios, permite alimentar boas expetativas de emprego para os futuros doutores.
A parte curricular concentra-se nos dois semestres do 1.º ano do curso. Os três anos seguintes destinam-se essencialmente à realização do trabalho de tese, havendo ainda vários seminários sobre diversas matérias teóricas e metodológicas. Em cada ano será organizado um ciclo de conferências internacionais, em articulação com os outros cursos doutorais da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.
O corpo docente tem larga experiência nos campos da investigação científica associados ao doutoramento, atestada pelas publicações, pelas participações em conferências e pelas participações em redes de pesquisa, quer nacionais, quer internacionais, dos professores/investigadores envolvidos. Tem igualmente larga experiência de ensino nas áreas principais do curso, nomeadamente em Ciência Política (CP) e Relações Internacionais (RI).
OBJETIVOS
- Ter capacidade de compreensão sistemática do domínio científico da ciência política
- Ter competências, aptidões e métodos de investigação associados à ciência política
- Ter capacidade para conceber, projetar e realizar uma investigação original com qualidade científica
- Ser capaz de avaliar criticamente, analisar e sintetizar ideias novas e complexas
- Ser capaz de comunicar com os seus pares cientistas e com a comunidade e de publicar os seus trabalhos científicos
- Ser capaz de contribuir, em contexto académico e profissional, para fins de progresso social e bem-estar das populações
TESES DEFENDIDAS