O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) acolhe o projeto CRIMJUR – O júri criminal em Portugal. História de uma instituição judicial e política esquecida (1822–1927), aprovado no âmbito do Concurso de Projetos de Investigação Exploratória (PEX) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O projeto, desenvolvido por Emmanuel Berger, tem como objetivo central analisar, pela primeira vez de forma sistemática, o júri criminal português desde a sua introdução no contexto liberal do século XIX até à sua extinção em 1927. Apesar da importância que o júri teve na afirmação da participação cívica e na defesa das liberdades individuais, a sua história permanece praticamente inexplorada, não existindo estudos sobre a sua composição social, funcionamento ou prática judicial.
Com uma abordagem exploratória e interdisciplinar, o CRIMJUR pretende lançar as bases para um novo campo de investigação na história social, política e jurídica de Portugal. Para isso, o projeto estrutura-se em três grandes eixos: a identificação e sistematização dos arquivos relativos ao júri criminal em todo o território nacional; a análise do júri nas suas dimensões social, política e jurídica; e o enquadramento do caso português numa perspectiva europeia comparada, acompanhando a expansão desta instituição ao longo do século XIX.
O projeto tem início em janeiro de 2026 e uma duração total 18 meses.