A conferência Estudos Urbanos Portugueses/Globais toma como ponto de partida as recentes discussões sobre a possibilidade de estudos urbanos globais. O português – considerado como língua internacional – serve como alavanca para mapear o passado, presente e futuro da investigação urbana crítica nos e sobre os países que utilizam o português como língua oficial (países de língua oficial portuguesa).
A fundamentação teórica da conferência baseia-se em dois objetivos complementares:
- identificar os principais fios condutores, conexões, diferenças e relações nos estudos urbanos críticos/radicais nos países de língua portuguesa;
- constituir um espaço de debate para a construção de novas colaborações em torno dos Estudos Urbanos Portugueses/Globais.
Assumir o português como língua internacional, reconhecendo/explorando as potencialidades inerentes a essa condição, não é uma tarefa isenta de problemas. Como qualquer língua internacional, a "partilha" transnacional do português, como primeira língua falada por aproximadamente 250 milhões de pessoas em todo o mundo, assenta numa longa história de circulações, frequentemente violenta, mas não limitada à violência. As raízes sombrias desta história encontram-se no empreendimento colonial português e no comércio global de escravos. Ao legado colonial, que continua a moldar as sociedades contemporâneas, vêm juntar-se conexões culturais, sociais e económicas desenvolvidas ao longo da história, com implicações profundas nas formas e dinâmicas urbanas, bem como na produção de conhecimento sobre essas mesmas formas e dinâmicas.
Convidamos comunicações que abordem uma multiplicidade de tópicos ligados à construção de um campo global de estudos urbanos em português, com tópicos que incluam, mas não se limitem a:
- o estado dos estudos urbanos em Portugal e em países de língua portuguesa;
- discussões teóricas e problematização do global, visto a partir dos estudos urbanos (críticos) em português;
- circulações, conexões e relações de tendências urbanas através de Portugal, países de língua portuguesa e além;
- trajetórias coloniais, pós-coloniais e descoloniais nos processos de urbanização em países de língua portuguesa;
- envolvimentos com contextos urbanos de língua portuguesa para além das dicotomias norte/sul.
Comité Organizador e Científico
Equipa local:
Simone Tulumello – Universidade de Lisboa (Portugal)
Rita Cachado – Iscte (Portugal)
Francesco Biagi – Universidade de Lisboa (Portugal)
Patrícia Pereira – Politécnico de Leiria (Portugal)
Equipa internacional:
Giacomo Pozzi – IULM, Milão (Itália)
Rachel Almeida – PUC Minas Gerais (Brasil)
Redy Wilson Lima – Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Praia (Cabo Verde) e Universidade de Lisboa (Portugal)
Virgílio Borges Pereira – Universidade do Porto (Portugal
Submissões e Inscrições
Por favor, submeta o seu resumo através do e-mail pgusconference@gmail.com até 15 de outubro de 2025.