CIES vê financiados dois projetos de investigação exploratórios

17.12.2024

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados definitivos do Concurso de Projetos Exploratórios em todos os domínios científicos 2023. Nesta edição, o CIES viu aprovados os projetos dos investigadores David Cairns e João Carvalho.

Com início no próximo ano, os projetos terão uma duração de 18 meses e um financiamento máximo de 50 mil euros.

O projeto de David Cairns, intitulado “Transições Digitais nas Ciências” é focado nas experiências de investigadores.  O objetivo principal do projeto é explorar como a transição digital está a transformar a profissão de investigador, nas unidades de I&D em Portugal, com ênfase nos impactos do desenvolvimento pessoal e profissional.

Através de uma análise baseada em evidências, o projeto visa informar policymakers e outros stakeholders do setor de Investigação e Desenvolvimento (I&D), promovendo uma compreensão mais ampla sobre as consequências – positivas e negativas – da digitalização nas carreiras científicas e na vida dos investigadores.

João Carvalho, investigador principal no projeto A opinião pública na península Ibérica: um realinhamento político?”, pretende analisar o crescimento de partidos populistas de direita radical (PPDR) em Portugal e Espanha, desafiando o histórico “excecionalismo ibérico”. Com foco na reconfiguração do conflito político, o estudo explora o impacto de uma nova clivagem cultural, centrada em temas como imigração e integração europeia, sobre as preferências eleitorais. O projeto promete contribuir significativamente para o entendimento das transformações políticas na Península Ibérica e na Europa.

O CIES felicita os investigadores.