23.10.2024
O Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política celebrou o seu 10º aniversário no dia 15 de outubro de 2024, com uma edição especial intitulada “Onde Habita a Democracia?”. Este evento assinalou também os 50 anos da democracia em Portugal, proporcionando um espaço de reflexão sobre a influência dos movimentos sociais na construção e transformação da política urbana e democrática ao longo das últimas cinco décadas.
Lançado a 15 de outubro de 2014, o seminário realizou até ao momento, mais de 100 sessões, tornando-se um espaço de diálogo e debate crítico sobre a interseção entre ação política e a participação cidadã.
A programação iniciou-se com o painel “Habitar a democracia: entre participação, políticas e práticas”, onde se discutiram os desafios contemporâneos da participação democrática em Portugal. Os especialistas Roberto Falanga (ICS-ULisboa), Guya Accornero (CIES-Iscte) e Luís Mendes (IGOT-ULisboa) abordaram temas como a exclusão espacial e os novos movimentos urbanos no contexto pós-pandemia, sob a moderação de Rafael Pinheiro (CIES-Iscte).
À tarde, o painel “Democratizar a habitação: entre direitos, interesses e exclusão” trouxe à discussão o histórico conflito sobre o direito à habitação. As intervenções de Simone Tulumello (ICS-ULisboa), Agustin Cocola Gant (IGOT-ULisboa) e Rita Cachado (CIES-Iscte), moderadas por Tiago Carvalho (CIES-Iscte), focaram-se nas dinâmicas de segregação e exclusão que afetam o acesso à habitação, especialmente nas áreas urbanas.
O evento contou ainda com uma mesa redonda dedicada à produção académica sobre lutas por habitação, seguida por uma palestra de conclusão de Rita Silva (Iscte), que revisitou os avanços e retrocessos do direito à habitação nos 50 anos de democracia em Portugal.
O seminário encerrou com uma homenagem a Britta Baumgarten, liderada por Guya Accornero (CIES-Iscte) e Helena Carreiras, Vice-Reitora do Iscte, reconhecendo o impacto duradouro do seu trabalho de investigação sobre movimentos sociais e ação política.
Britta Baumgarten (1975-2018), foi cofundadora do seminário, cujo trabalho deixou um legado importante na análise crítica da democracia e das práticas cidadãs.
Acompanhe a programação e saiba mais sobre o Ciclo Mensal de Seminários sobre Movimentos Sociais e Ação Política.