CIES na Noite Europeia dos Investigadores 2024
30.09.2024 
 
O CIES-Iscte voltou à Noite Europeia dos Investigadores, no passado dia 27 de setembro de 2024, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista, como alguém distante e inacessível. Financiada pela Comissão Europeia, esta iniciativa existe desde 2005. Os investigadores do CIES-Iscte têm participado, animando debates, quizzes, exposições e cafés ciência.

 

ATIVIDADES CIES

Nascer em Sociedade: Exploração das Dimensões Sociais do Nascimento
Violeta Alarcão, Sónia Pintassilgo, Mariana Évora e Dulce Morgado Neves

Nesta atividade científica relacionada com a temática do nascimento e dinamizada pelo laboratório nascer.pt, as pessoas participantes exploraram as dimensões sociais relacionadas com o nascimento, como a influência cultural, as políticas públicas, os papéis de género e as experiências individuais, através de dinâmicas interativas, tais como, atividades hands-on, quizzes, conversas e percurso guiado.

Nas atividades hands-on, os/as participantes foram convidados a criar obras de arte (pinturas, desenhos ou colagens) relacionadas com o tema do nascimento para estimular o debate. Nas atividades de quizzes e conversas foram apresentados jogos com questões relacionadas com o nascimento, do ponto de vista dos mitos e factos sobre o parto, cuidados pré-natais e história da obstetrícia.

 

 

Desafios com Algoritmos
Vítor Tomé e Ana Pinto Martinho

Os participantes tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o projeto Algowatch, explorando o website do projeto e a partir de quizzes interativos sobre algoritmos e inteligência artificial. Após selecionar e responder a um dos quizzes disponibilizado, foi solicitado a cada participante feedback detalhado relativamente às questões e temas abordados. Esta atividade visa não apenas promover a compreensão dos conceitos explorados, mas também contribuir e alertar para os desafios da inteligência artificial.