A investigadora Graça Índias Cordeiro, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), acaba de co-editar um novo livro que explora as dinâmicas do quotidiano em contextos urbanos.
"The Everydayness of Cities in Transition: Micro Approaches to Material and Social Dimensions of Change", parte da noção de "quotidianidade" como uma ferramenta conceptual e objeto de estudo na investigação urbana.
O livro, coorganizado por Sonja Lakić, Patrícia Pereira e Graça Cordeiro, apresenta uma série de narrativas etnográficas que questionam a relação dinâmica entre as dimensões materiais e sociais da mudança urbana, oferecendo uma análise profunda de como as cidades e os espaços urbanos são vividos, experimentados, interpretados, (auto)produzidos e apropriados pelos seus habitantes.
A obra é composta por 10 estudos de caso, que questionam as relações dinâmicas entre as dimensões materiais e sociais das transformações urbanas, através de narrativas etnográficas envolventes. Entre os autores dos capítulos, destacam-se Raffael Beier e Soufiane Chinig, Patrícia Pereira, Frédéric Vidal, Elisa Lopes da Silva e Alexandre Vaz, Priscilla Santos, Graça Cordeiro e Giuseppe Formato, Andrzej Bukowski e Marta Smagacz-Poziemska, Ryanne Flock, Sophie Zviadadze, Rita Cachado e Sonja Lakić.
Graça Índias Cordeiro contribui para a obra com um capítulo, em coautoria com Giuseppe Formato que examina a interação entre o espaço social e físico das cidades, oferecendo uma visão inovadora sobre as formas como as pessoas constroem e se apropriam dos seus ambientes urbanos.
O novo livro é uma reflexão contemporânea sobre as múltiplas camadas da vida urbana e promete ser uma leitura essencial para investigadores, estudantes e interessados em sociologia urbana, antropologia e estudos urbanos.
→ Consulte o livro aqui