- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Workshops de Investigação
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Fórum Pesquisas CIES
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Culturais
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- TALK - Arte e Cultura
- Calls
O próximo Workshop de Investigação CIES-Iscte decorre no dia 8 de abril, entre as 13h30 e as 14h30 no Iscte, Ed.2, Sala C2.05. Poderá também acompanhar o evento online, via ZOOM em https://bit.ly/CIESWS.
APRESENTAÇÃO
Juan Carlos Solano
Universidade de Murcia
Juan Antonio Clemente
Universidade de Murcia
ASBTRACT
"O emprego precário, resultante das transformações económicas e do mercado de trabalho na era neoliberal, alterou o paradigma social e económico estabelecido durante grande parte do século XX. Este fenómeno afecta a maioria da população das sociedades ocidentais, incluindo as classes médias tradicionais e emergentes. A globalização e a flexibilização do trabalho conduziram a um aumento significativo dos empregos precários, sobretudo entre os jovens, gerando novas estruturas socioeconómicas que alguns consideram predatórias.
A investigação sobre o trabalho precário coloca desafios que se cruzam com as desigualdades sociais e de género. A análise crítica do patriarcado revela a subordinação das mulheres e dos jovens, destacando a assimetria de poder com base no sexo e na idade, conhecida como "lock-in geracional". Esta abordagem realça a importância de considerar as desigualdades que se sobrepõem nas estruturas do patriarcado.
Neste trabalho, tentamos desvendar concetualmente a noção de precariedade, centrando a nossa atenção especialmente nos jovens e nas mulheres. Além disso, propomos uma metodologia quantitativa para a previsão do emprego precário, através das EU-SILC."